domingo, 9 de janeiro de 2011

No meu tempo que era bom...

Esta semana ouvi de uma amiga:
- "No meu tempo que era bom, quando agente ligava nas rádios para pedir aquela música e ficava esperando tocar preparada com a fita K7 pra gravar e a música vinha cheia de vinhetas... (risos)"
Simplesmente respondi... no meu tempo agente faz a nossa própria radio! (risos)
Não que o saudosismo dela não tenha seu valor, e não que eu não tenha vivido esta mesma experiência, mas penso que não podemos ficar parados no tempo!
E confesso que prefiro ter minha própria "rádio" coisa esta que qualquer um pode ter (viabilizado pelas Last.FM, Sonora ou até mesmo os mais ousados podcasters da vida) sem intervalos comerciais e as chatas vinhetas.. ah... e com músicas completas!
Outra coisa que sempre vejo surgir e não chega a lugar nenhum é a discussão da ausência de mitos... quando pensamos em anos 60 vem a mente Beatles, Elvis... anos 70 os hippies ganham identidade e surge o rock progressivo comercial, anos 80 a explosão do rock nacional apoiado pelo fim da ditadura e com isso a fase mais criativa e desbocada, afinal foram anos de silêncio e com isso nomes como Legião Urbana, Cazuza... e até mesmo Raul Seixas sobrevivendo a todas estas decadas anteriores, programas humorísticos que fizeram história também, TV Pirata, já nos anos 90 Raimundos revolucionou o Rock, Comédia da Vida Privada o humor, Lula a Política... e depois... depois... anos 2000... Lula vira presidente, Zorra Total é o humoristico carro chefe da maior emissora de TV do país e a onda pop rock nacional perde seu poder de protesto...
Mas também protestar a que? E com isso alguns pensam, quem são os mitos deste século?
Passado esta primeira década vimos que houve uma considerável mudança de comportamento da humanidade. Hoje não interessa mais ser a maior emissora de TV do pais, temos a maior emissora de conteudo audiovisual que é o You Tube! Não precisamos mais esperar o Fantástico mostrar o lançamento de um clipe, e entendendo esta mudança de comportamento a própria MTV que tem M de Música no nome nem tem mais clipe como produto principal de sua emissora.
Eis que surge o advento da internet... a tão sonhada democracia mundial!
Será que Elvis era tão bom assim? Não desmerecendo suas qualidades, mas será que não tinha nenhum anonimo melhor que ele, que por n motivos não teve destaque na midia, não se tornando assim um produto de massa e passando despercebido com isso?
Chuck Berry criou o rock and roll? Não, Alan Freed criou, um Disk Jokey, um formador de opinião.
Então não penso que estamos perdendo mitos, pelo contrário, graças a deus, os formadores de opinião estão perdendo forças. Não somos mais obrigados a engolir goela a baixo o que a mídia nos impõe, porque graças a internet a mídia é nossa.
Mas muito cuidado! O marketing não morreu! Se temos a internet a nossa disposição, esta ferramenta tão poderosa, lembresse que o pessoal do marketig também tem, e com uma vantagem, eles sabem utilizar melhor.
O conteúdo na internet é tão imenso e tão questionável que algumas, ou muitas, pessoas, ainda precisam de ajuda para entender o que é bom ou não, ou pior, o que é certo ou não.
Então vemos por ai, as opiniões mercadológicas, as cientificas e as saudosistas... em resumo, para cada tipo de púplico e sua necessidade.
Então não venham me dizer que o rock dos anos 80 é melhor que o de hoje, porque meu vô já dizia que o rock dos anos 80 é uma bosta, mataram os anos dourados dos anos 50!
Minha sobrinha de 15 anos ri de algumas coisas dos anos 80, ela não entende algumas coisas porque não viveu aquela época, ela ta cagando pro Lula, se foi bom ou não, não por nao ser politizada, mas por desconhecer a crise financeira da inflação, mas reconhece que foi a abertura de mercado que ocasionou esta melhora e não uma ação isolada de um presidente, e outra, ela um dia me perguntou pra que e-mail, essa coisa chata, pra ela, e-mail é coisa do passado!
Se olharmos a evolução da história da humanidade (quadro acima) vemos que ser moderno era viver no sec XV e já não podemos mais encarar como idade contemporanea uma data que inicia em 1789 ou até mesmo a revoluçao industrial, estamos presenciando o inicio de uma nova era, um novo corte nessa linha... em 1985 talvez coloquem este ponto, ou arredondem para 2000 com a realidade virtual que cada vez mais interfere na nossa realidade física.
Então Fodam-se os mitos, e viva a opinião própria de eleger seus mitos pessoais porque nunca viveremos sem pessoas a nos incentivar, inspirar e influenciar ...

PS: Pra ser moderno, ou melhor, contemporâneo, nem deveria ter feito este post escrito, e sim filmado, já que blog é coisa do passado... é apenas meu lado saudosista, mas não descarto a possibilidade de postar em video, afinal também sou do tempo em que as coisas acontecem!







0 comentários: