terça-feira, 1 de junho de 2010

Zaranza e o cenário Podcast

Início dos anos 90, não tinhamos internet, afinal ela estava engatinhando ainda no país, então a comunicação com alguns amigos criativos se fazia por cartas... isso mesmo... ainda bem que a criatividade imperava então eram "as castas"!
Dentre estes surtos criativos surgiu o ZaranzaZine, mal eu imaginava que já estava dando um ponta pé no que seria um blog sem ao menos saber o que era isso, afinal criei um zine sobre mim mesmo e as coisas que penso.
O Fanzine (ou carinhosamente zine) é a contração de duas palavras em inglês que são: Fan e Magazine, ou traduzindo, Revista de Fã, que eram feitas de forma independente por isso mesmo artesanal. Como tudo que é independente, por falta de apoio um dia acaba.
Com o advento da internet, a redução de custos e agilidade na confecção, divulgação e distribuição fez com que alguns "zineiros" se profissionalizassem, Zona Punk ou Scream & Yell são exemplos disso.
O Zaranza Zine que era feito por pura diversão, virou blog, por pura diversão, e seguindo o caminho natural das novas tendências virou podcast, sem perder a diversão.
Como não podia deixar de ser, como tudo que é feito for fun, ou tem uma qualidade questionável ou simplesmente desaparecem, isso não foi diferente com os podcasts que vinha acompanhando, inclusive o próprio Z!Cast e principalmente os do cenário musical. Foi ai que surgiu o ZaranzaCast! Bonus Track um spin off do antigo programa nosso de papo que trouxe um último suspiro para vida do podcast.
O objetivo era entender o que o cenário underground tinha a nos mostrar, e em um curto prazo de tempo, os amigos que foram surgindo, bandas e produtores nos apoiando nos trouxe muito mais material até mesmo, mais do que podiamos trabalhar.
Sendo assim, junto de Thales DK, remanescente original do ZaranzaCast! e todos que nos apoiam temos a proposta de levar ao público um conteúdo de qualidade com máterias, entrevistas, shows e muito mais do cenário independente.
Para isso estamos reformulando nosso site, nossas prioridades e se você acredita que pode colaborar conosco mande sua idéia, opinião ou material para zaranzacast@gmail.com e torne-se um de nossos colaboradores.
A seguir, um trecho de um piloto que fizemos para o nosso projeto videocast, no qual pretendemos levar ao estúdio bandas para fazerem um som ao vivo e bater aquele papo descontraído.

Thales DK junto com a banda Aéreo mandando um som de respeito, gravado no Magma Studio.





1 comentários:

Sobretudo A Luz disse...

Thales

Quero mais!!!!!!
Vc. sempre com muits surpresas

Diva Luiza