terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cadê meus 30 minutos?

Eis o meu primeiro dia de férias...
Muito tempo pra não fazer nada e mesmo assim sentir o tempo passar correndo feito louco.
Pensando nisso vemos como as evoluções tecnológicas vieram para nos ajudar e ao mesmo tempo onde foi mesmo que levamos vantagem?
A meia hora que eu gastava em uma agência dos correios para postar minhas cartas hoje eu gasto deletando e-mails.
Hoje estava passando pelo centro de SP quando uma amiga que nao vejo a algum tempo me ligou. Que maravilha... um viva para os celulares!!! Nos acham em qualquer lugar. Ao fundo da conversa ouvia-se um cachorro latindo, estavamos tão proximos que eu podia ouvir o mesmo cachorro ao vivo. Mas nao passamos da conversa pelo telefone, a velha correria do dia a dia... o mesmo celular que nos possibilitou de encontrar não foi suficiente para nos fazer nos ver.
E neste mesmo centro de SP estava eu no caixa eletrônico pra sacar um dinheirinho... outra coisa que nao me entra na cabeça. Antes nos bancos, tinham funcionários para tudo, agora eu mesmo tenho que operar a máquina, preencher os campos, fazer os calculos... e além de tudo pagar por isso afinal eles ainda me controlam o tanto que eu posso fazer de saque ou pagamento... pode???
E para minha surpresa a abusada da maquina nega minha operação dizendo que eu não tinha saldo para aquela operação, mesmo eu sabendo que tinha. Sim, sabia porque o banco me envia diariamente meu saldo por mensagem de texto no celular. Acho isso uma maravilha, mas espero nunca receber esta mensagem no meio de um sequestro! Muito bem, mais uma vez o tempo que eu ganhei em me dirigir diretamente ao caixa eletronico estava perdido, ja que tinha que enfrentar a fila do caixa pessoal. Motivo disso, minha segurança. Muito bem... chegando em casa fui prepar meu almoço. Lembrando que neste mundo moderno preparar o almoço quer dizer programar o microondas em 15 minutos na potencia médio alta. Minha mãe ainda leva mais de uma hora para preparar a mesma lazanha! Ok, não é a mesma. E passei estes quinze minutos levado pela lembrança da minha maezinha preparando lazanha e em uma outra conversa que tive ontem mesmo com uns amigos que diziam que fervem o leite. Mas o leite não é envazado já fervido??? Eles garantem que não é a mesma coisa. Quanto tempo leva para ferver um leite? 10, 15 minutos??? Pra beber um copo quente eu gasto 15 seg... o que eu faço com os outros 14 minutos que eu economizei?? e os 45 da lazanha? As possíveis 1 hora e meia de um almoço que não aconteceu por falta de tempo da minha amiga, deduzido os 30 minutos que não pude economizar no banco... trocando em miudos, cade meu tempo extra daquilo tudo que economizamos graças as vantagens tecnologicas da vida????
Sem falar em um outro amigo que esteve aqui neste final de semana. Ele mora no interior, a 4 horas de rodovia ou 40 minutos de avião. 40 minutos de avião??? Vejamos, eu moro a 15 minutos da rodoviária, e ele tambem da cidade dele. Levando em consideração que onibus é só chegar na hora da saida e vamo embora... 4h e meia... agora os 40 minutos de avião... bem... moro a 30 minutos da rodoviara, ele levaria quase mais tempo pra chegar no aeroporto do que o próprio tempo de voo, o voo não vai pra cidade dele, e sim uma cidade visinha, isto é, mais uma meia hora no mínimo, e ainda ele queria chegar quase uma hora antes no aeroporto pra fazer o check in... ai vemos que os 40 minutos de avião contra as 4 horas de estrada não é bem verdade... Neste fim de semana teve estreia de filme no cinema, Bastardos Inglorious... Brad Pitt, Tarantinno... isso quer dizer, filas quilométricas. Moro proximo a um dos cinemas que estava em cartaz, mas levando em consideração que estavamos no meio de um feriado prolongado (isso foi no Domingo) imaginei que seria mais fácil. Ilusão, não tinha mais ingressos. Fomos a outro cimema e tambem nao foi possivel... plano B, comprar os ingressos para o dia seguinte. Ja que estavamos ali, vamos ao menos garantir o ingresso. Feito isso no dia seguinte partimos novamente ao cinema, desta vez, calculando que não precisariamos mais perder tempo na fila da bilheteria... para a surpresa, não tinha fila, nem para a bilheteria, nem para a entrada. Ta certo, era 14h de uma segunda de feriado, mas era um shopping, e o que estava fazendo entao todo aquele povo na noite de domingo deste mesmo feriadão????? Final das contas, não economizamos tempo nenhum em comprar ingressos antes, pelo contrario, a fila do domingo estava maior. E assim agente vai levando a vida... o tempo ganho aqui, é gasto ali... e agente nem vê, nem se da conta, mas estaremos sempre achando alguma forma de economizar tempo, principalmente numa cidade caótica como São Paulo... E eu ainda me pergunto, cade meus 30 minutos!!!!

Postado ao som de Eddie Vedder - In to the Wild

3 comentários:

Paulinha disse...

Sabe o que eu mais gosto em vc?

Com pequenos detalhes você transforma uma história!

Muiiiiiiiito bomm!!


beijo Jão

APROVEITE AS FÉRIASS e desliga o cel pra Pri n te ligar rs!!

Pensadora Compulsiva disse...

Muuuito bom!!!
Vc descreveu direitinho nossa vida moderna e corrida. Sempre querendo ganhar mais tempo e sempre com falta de tempo pra fazer tudo o que a gente quer!

Ah! BOAS FÉRIAS!

Espero que tenha muito tempo pra se divertir também.

Bjox

Pensadora Compulsiva disse...

Oi sumida!
Tem selinho pra vc no meu blog. Qd puder, passa lá.
bjox